quarta-feira, 2 de junho de 2010

Estátua do Laçador, símbolo gaúcho


A estátua do Laçador, um típico gaúcho pilchado (nome dado ao ato de vestir os trajes tradicionais utilizados no Rio Grande do Sul) é mais do que um cartão postal da cidade: é um símbolo do povo que habita o sul da país, e ainda mais, é um patrimônio da capital dos gaúchos, tombada em 2001.

Comemorando seu quarto centenário, em 1954, a capital paulista promoveu um concurso entre obras-de-arte, sendo que as vencedoras ficariam expostas permanentemente no recém inaugurado Parque do Ibirapuera. Treze estados e dezenove países concorreram em 640 estandes. Dentre os gaúchos que participaram, Antônio Caringi, natural de Pelotas, esculpiu em gesso um tradicional homem rio-grandense, utilizando como modelo Paixão Côrtes, vencendo o concurso. Assim, a escultura deveria ser fundida em bronze e ofertada à cidade de São Paulo.

Porém, como no Estado do Rio Grande do Sul não havia um monumento que representasse o gaúcho, os porto alegrenses reivindicaram a compra do Laçador pela prefeitura. A estátua, então, foi inaugurada em Porto Alegre em setembro de 1958, perto do Aeroporto Salgado Filho, e em 1991 foi escolhida como símbolo da cidade por meio de voto popular.

Recentemente, o monumento foi movido para a construção de um viaduto. Eu gostei do novo lugar, pois mesmo que eu sinta falta de entrar na cidade e ver a estátua, agora parcialmente deslocada e não mais no meio da avenida, o Sítio do Laçador, seu novo local, é de fácil acesso e tem estacionamento para carros e ônibus, ficando, assim, facílimo de tirar um foto frente ao tradicional símbolo gaúcho.

Sítio do Laçador, próximo ao Aeroporto Salgado Filho
É um dos pontos turísticos da cidade. Imprescindível a visita, tanto para turistas como para porto alegrenses. Faz parte da história de nosso Estado. Ao chegar na Avenida dos Estados, saindo da cidade, pegue a rua lateral e siga até o Sítio. Estacione lá mesmo, é gratuito. Só não deixe de conhecer.

1 comentários:

anonimoss on 25 de março de 2018 às 18:11 disse...

ja desisti de nossa cidade ah lugares bonitos mas a passagen é 4,30

Postar um comentário

 

Descobrindo Porto Alegre Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template